Presidente da Takeda no Brasil assume operação na América Latina

 Executivo será responsável por liderar sete países, com faturamento total de U$ 789 milhões no último ano

O presidente da Takeda no Brasil, Ricardo Marek, acaba de assumir a posição de Head Latam da companhia. A mudança faz parte do processo de reestruturação global que agrega o Brasil e a América Latina como uma única região. Nesse contexto, o executivo será responsável por liderar sete países: Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, México, Peru e Venezuela.

“A Takeda está em um momento de grandes transformações e, neste novo desenho, recebi o desafio de conduzir essa área. Liderar esse time, composto por cerca de três mil profissionais, distribuídos em sete países, é um grande desafio que recebo extremamente motivado e certo de que encontraremos muitas sinergias e possibilidades para alavancar os negócios, além de ampliar as oportunidades de desenvolvimento de nossos profissionais”, afirma Marek.

O objetivo da companhia em ter o Brasil e a América Latina como uma única região, é torná-la maior e mais robusta dentro da estrutura de Mercados Emergentes. São Paulo passa a ser a sede dessa nova região, que faturou U$ 789 milhões no ano fiscal de 2013.

Há 18 meses à frente da Takeda no Brasil, Ricardo Marek teve papel fundamental na aquisição da Multilab, assim como no desenho de uma estratégia de longo prazo para a empresa. Com mais de 20 anos de experiência aliados à sua capacidade de liderança, vem contribuindo para que a companhia, conside rada uma das 10 maiores farmacêuticas do país, mantenha seu crescimento acelerado.

Ricardo Marek possui MBA pela Universidade de São Paulo (USP), extensão em Finanças pela Universidade de Michigan e CFO program pela Wharton School, da Universidade da Pensilvânia. Especialização em Gestão deMarketing Internacional, pela Universidade da Califórnia e Lideranca executiva pelo Insead.

Informações sobre a Takeda

Sediada em Osaka, Japão, a Takeda é uma companhia farmacêutica global que investe em pesquisa e inovação para comercializar mais de 700 produtos em 70 países, sendo especialmente forte na Ásia, América do Norte, Europa e Mercados Emergentes, incluindo América Latina, Russia-CIS e China. Fundada há 233 anos, hoje é uma das 15 maiores farmacêuticas do mundo e a número 1 no Japão, graças ao esforço continuo de seus 31.000 colaboradores em lutar pela melhoria da saúde e um futuro mais brilhante das pessoas em todo o mundo por meio da lideran ça na inovação de medicamento s.

As áreas terapêuticas em que a Takeda atua incluem cardiovascular e metabólica, oncologia, respiratória e imunologia, endocrinologia, gastroenterologia, otorrinolaringologia, pneumologia, neuropsiquiatria, sistema nervoso central, medicina geral e vacinas. Com a integração da Millennium Pharmaceuticals e da Nycomed, a Takeda vem se transformando, aumentando sua expertise terapêutica e alcance geográfico.

A Takeda está entre as 10 principais farmacêuticas do Brasil, tem duas fábricas instaladas no território nacional - Jaguariúna (SP) e São Jerônimo (RS) – e conta com quase 2.000 colaboradores. A área de OTC (medicamentos isentos de prescrição) representa mais de 40% do faturamento da companhia e tem no portfólio produtos conhecidos como Neosaldina® (analgésico), Eparema® (digestivo) e Nebacetin® (antibactericida). Em sua área Rx (medicamentos de prescrição médica), as principais especialidades atendidas pela Takeda são: gastroenterologia, otorrino laringologia, pneumologi a, imunologia e respiratória. A empresa prepara-se para lançar nos próximos anos medicamentos para novas áreas terapêuticas como oncologia e cardiometabólica.

A afiliada no Brasil adquiriu em julho de 2012 o laboratório nacional Multilab - com portfólio focado em medicamentos OTC, genéricos e genéricos de marca – com o objetivo de diversificar a carteira de produtos da companhia e aproximar-se ainda mais da nova classe média.

Fonte: Portal SEGS