Bayer quer avançar para fase III de desenvolvimento de cinco fármacos experimentais em 2015

 

A Bayer revelou que tenciona acelerar o desenvolvimento de cinco medicamentos experimentais nas áreas de oncologia, cardiologia e saúde feminina e passá-los para a fase III de ensaios clínicos em 2015, avança o site FirstWord.


Marijn Dekkers, CEO da farmacêutica alemã, referiu que estes compostos “têm potencial para causar impacto na forma como as doenças são tratadas, para benefício dos doentes“.

A companhia explicou qu e a decisão de avançar com o desenvolvimento destes fármacos tem como base os dados positivos de ensaios de prova de conceito.

Os compostos incluem a finerenona, um antagonista dos receptores de mineralocorticóides, que actualmente se encontra em fase IIb de desenvolvimento para o tratamento do agravamento da insuficiência cardíaca crónica e da nefropatia diabética.

A Bayer avançou que o segundo candidato é uma solução oral do estimulador da guanilato ciclase BAY 1021189 e que deverá iniciar ainda este ano um estudo de fase IIb em doentes com agravamento da i nsuficiência cardíaca crónica. A farmacêutica referiu que o programa clínico de fase IIb com o terceiro fármaco experimental, o molidustat, está a decorrer, envolvendo doentes com anemia associada à doença renal crónica ou em estágio terminal. O novo composto é um inibidor do factor induzido por hipoxia prolyl hydroxylase. Adicionalmente, a companhia anunciou que o inibidor oral PI3K copanlisib foi seleccionado para desenvolvimento acelerado uma vez que mostrou “sinais clínicos iniciais promissores“ na fase I de ensaios em doentes com linfoma folicular e um ensaio de fase intermédia em pacientes com linfoma não Hodgkin está em curso.

Por fim, a Bayer acrescentou que o desenvolvimento do modulador do receptor da progesterona sPRM, ou BAY 1002670, também vai ser acelerado. A companhia disse que o medicamento “mantém as promessas de tratamento a longo prazo de doentes com miomas uterinos sintomáticos“, acrescentando que um ensaio de fase III está agendado para meados de 2014.

Fonte: RCM Pharma