China proíbe importação de medicamentos antibióticos injectáveis da Coreia do Sul

 O órgão de supervisão de medicamentos da China proibiu a importação de uma série de produtos antibióticos injectáveis produzidos por uma empresa farmacêutica da Coreia do Sul devido a sua recusa de inspecção rápida, avança a agência noticiosa chinesa Xinhua, citada pela China Radio International.


Segundo o comunicado divulgado esta segunda-feira pela Administração Geral da Supervisão de Alimentos e Medicamentos da China, o órgão pediu que todos os portos suspendam a importação cefmetazole produzido pela Daewoong Pharmaceutical Co., Ltd. da Coreia do Sul.
O comunicado citou um funcionário anónimo da administração que diz que o órgão planeia inspeccionar as instalações de produção de algumas mercadorias importadas, incluindo o cefmetazo le da Daewoong Pharmaceutical, a fim de reforçar a administração desses produtos, uma política que está de acordo com o plano anual da administração.

No entanto, a Daewoong Pharmaceutical não aceitou as inspecções segundo uma agenda pré-combinada.

A administração então decidiu proibir o seu cefmetazole até que possa verificar se o produto atende aos padrões de boas práticas de fabricação (BPF) depois de realizar inspecções rápidas, disse o funcionário.

 A implementação dos padrões da BPF é uma medida confiável para garantir a qualidade, segurança e eficiência de medicamentos, acrescentou.

 Medicamentos vendidos na China devem estar de acordo com os padrões e normas de qualidade de produção de medicamentos do país e estão sujeitos à supervisão do órgão regulador de medicamentos do país.

 Os produtores de medicamentos que se recusarem ou falharem na inspecção serão tratados severamente segundo a lei, de acordo com o funcionário.

 A Daewoong Pharmaceutical planeia “tornar-se a princ ipal empresa farmacêutica nos países do Leste Asiático“ em 2015, segundo a sua página oficial.

 Fonte: RCM Pharma