Voluntários são recrutados para teste de vacina contra dengue

 As inscrições para recrutamento dos últimos voluntários para a primeira etapa de testes da vacina contra a dengue foram reabertas em São Paulo. Há nove vagas abertas no programa. Segundo a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e o Instituto Butantan, responsáveis pelos testes, 41 pessoas já foram vacinadas.

Os testes começaram em outubro de 2013. Os voluntários são acompanhados no Hospital das Clínicas da FMUSP. Para participar desta etapa, a pessoa deve ter entre 18 e 59 anos, residir no município de São Paulo ou Grande São Paulo e nunca ter contraído dengue.< /span>

Uma segunda etapa, prevista para começar em junho de 2014, recrutará mais 250 voluntários com ou sem infecção prévia pelo vírus. Todos os 300 participantes do estudo serão acompanhados por uma equipe médica (clínica e laboratorial) durante cinco anos, para avaliar uma vez ao ano a resposta imunológica obtida.

Para o professor associado de Imunologia Clínica e Alergia da Faculdade de Medicina da USP e coordenador deste projeto no HC- FMUSP, Esper Kallas, a contribuição dos voluntários é essencial para a qualidade da vacina. “A contribuição de voluntários comprometidos com a evolução da ciência e da saúde pública é fundamental nesta fase de testes em humanos. Trata-se de uma contribuição social valiosa para que, no futuro, possamos ter uma vacina de qualidade indubitável”, afirmou Kallas.

Fonte: G1