Pesquisa com surfistas vai investigar contaminação do mar por superbactérias

 

Cientistas britânicos vão lançar um estudo sobre bactérias resistentes a antibióticos, as chamadas “superbactérias“, por meio da coleta de amostras presentes no reto de surfistas. Batizado de “Beach Bums“, o projeto inédito será feito em parceria com pesquisadores do grupo Surfers Against Sewage.

A pesquisadora-chefe do estudo, Anne Leonard, do Centro Europeu para o Meio Ambiente e Saúde Humana da Universidade de Exeter, explicou ao site da “BBC“ por que os surfistas têm grande potencial para contribuir para a pesquisa.

“Sabemos que os surfistas engolem, regularmente, muito mais água do mar do que outros usuários da praia“, disse, pontuando que a quantidade chega a ser dez vezes maior do que banhistas convencionais.
Segundo ela, apesar de saberem da existência das bactérias resistentes na água, o cientistas ainda não sabem como isso pode afetar os micróbios que vivem no intestino das pessoas ou quais os reais impactos sobre a saúde. A ideia é responder essas questões.

Pesquisas recentes mostram haver um número crescente de bactérias que evoluíram para se tornar imune a antibióticos, tornando o tratamento em caso de infecção mais difícil. Para se ter uma ideia, a ameaça é considerada tão grave, que o presidente americano Obama lançou recentemente um plano de ação de cinco anos para reduzir o uso de antibióticos no tratamento de seres humanos e animais.

Fonte: Portal O Globo