Coautor defende anular estudo sobre acidez e células-tronco

 Um dos autores do estudo que alegava ter descoberto uma maneira simples de produzir células-tronco afirmou anteontem que não tinha mais c erteza sobre as conclusões de sua equipe e pediu que o estudo fosse anulado.

A pesquisa, descrita em dois artigos publicados pela revista “Nature“ em janeiro, surpreendeu cientistas com a descoberta de que um simples banho ácido transformaria células adultas do corpo em células-tronco versáveis.

Entretanto, um coautor do estudo Teruhiko Wakayama, da Universidade de Yamanashi disse à TV pública do Japão que críticas de pesquisadores ao redor do mundo abalaram sua crença na descoberta. “Há muitos aspectos gerais dos quais eu não tenho certeza“, afirmou.

A nova té cnica havia sido desenvolvida por pesquisadores do Centro Riken para Biologia do Desenvolvimento, em Kobe, pelo Hospital BrighamWomen`s e pela Universidade Harvard.

CELEBRIDADE

Haruko Obokata, 30, autora principal dos dois artigos, tornou-se celebridade do dia para a noite no Japão, mesmo com alguns especialistas tendo expressado cautela imediata, pedindo que fossem revelados mais detalhes sobre o método. A cautela se transformou em ceticismo quando cientistas relataram ter falhado em reproduzir os resultados da pesquisa.

Desde fevereiro, a “Nature“ investig a o trabalho. O Riken divulgou uma descrição mais detalhada dos procedimentos do estudo, mas como as informações são inconsistentes com os estudos originais, acabaram alimentando o ceticismo.

“Para investigar a validade do estudo, precisamos anulá-lo e depois reunir fotos e dados corretos para provar de novo que o estudo estava correto“, disse Wakayama.

Fonte: Folha de S. Paulo
Autor: Hiroko Tabuchi