Março consolida trimestre ruim no fluxo de pessoas em lojas

 Índice divulgado pela SBVC sinaliza possível recuperação para o mês de abril

O primeiro trimestre de 2015 registrou queda de 6,4% no fluxo de pessoas em lojas se comparado ao mesmo período de 2014. O número também teve decréscimo de 2,5% em março com relação a fevereiro. Quando se compara março de 2015 com março de 2014, a regressão é de 7,9%. Os dados são do Índice de Consumidores do Varejo Mensal (ICV) divulgado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), em parceria com a Virtual Gate, empresa especializada no monitoramento de tráfego de pessoas em lojas. 
De acordo com o presidente da SBVC, Eduardo Terra, os dados refletem o comportamento do consumidor em relação à economia do País. “Estamos diante de um cenário de desconfiança geral por parte de quem consome. Isso leva à retração no movimento de compra gerada pelo receio de um cenário incerto”, destaca. 

Segundo o diretor de Relações Institucionais da Virtual Gate, Caio Camargo, se o movimento de 2014 continuar a se repetir, pode haver boas surpresas ainda em abril. “Pelo nosso histórico, abril do ano passado registrou crescimento, o que pode acontecer este ano, se as coisas seguirem como estão”, comenta. 

Guia da Farmácia