AstraZeneca vende centro de investigação em Inglaterra

 A AstraZeneca concluiu a venda do seu centro de investigação em Alderley Park, no norte da Inglaterra, a um grupo de parceria pública-privada, ao mesmo tempo que realoca a pesquisa de novas drogas para um novo centro global em Cambridge, avança a agência Reuters, citada pelo site Último Instante.

A decisão de fechar Alderley Park é um grande golpe para a região noroeste do país, mas a transacção tem um lado bom uma vez que o novo proprietário, a Manchester Science Parks, planeia manter a propriedade de 400 acres como um campus de biotecnologia.

A venda vem na sequência de uma decisão tomada em Março pelo presidente-executivo da AstraZeneca, Pascal Soriot, de realocar a investigação e desenvolvimento (I&D) de medicamentos para um novo local na cidade universitária de Cambridge, no leste da Inglaterra, um centro de nível mundial para ciências biológicas.

A mudança da investigação para Cambridge e a criação de uma nova sede global para a companhia na cidade são as peças centrais de um grande plano de reestruturação revelado por Soriot no ano passado, que inclui também um corte de 10 por cento no quadro de funcionários até 2016.

O custo total da reestruturação foi colocado inicialmente em 2,3 mil milhões de dólares, embora a companhia tenha revisto este número para até 2,5 mil milhões de dólares quando divulgou o seu balanço para o ano inteiro no mês passado.

Os termos financeiros da venda não foram revelados.

Fonte: RCM Pharma