Farmácias conquistam consumidores

O aumento do poder de compra das classes populares trouxe uma enxurrada de novos consumidores a diversos segmentos do varejo. E agora , mesmo com mais dinheiro no bolso, o que eles mais fazem é pesquisar. E em suas andanças por diversos formatos de lojas, o consumidor descobriu que as farmácias têm preços mais competitivos em produtos que, teoricamente, os supermercados deveriam vender mais barato. Esta é uma das conclusões de um levantamento da Nielsen, sobre o mercado consumidor brasileiro.

Foram pesquisadas 131 categorias de produtos relacionadas a alimentos, bebidas e higiene e beleza. Entre os estabelecimentos que trabalham com pelo menos um destes grupos, foram as farmácias que tiveram mais destaque. As vendas destas empresas cresceram 3,8% em 2011 na comparação com 2010. Já os supermercados venderam 1,5% mais no período e os mercadinhos de vizinhança tiveram alta de 1,3%. “Comparamos os produtos que as farmácias vendem com os que também são comercializados por supermercados. Chegamos a conclusão que 58% dos itens são mais baratos nas d rogarias”, diz Ramon Cassel, analista de mercado da Nielsen.

O varejo farmacêutico passa por um forte momento de consolidação. Nos últimos anos, várias empresas anunciaram fusões e aquisições. Mesmo assim, este segmento ainda é altamente pulverizado. As grandes redes representam cerca de 25% do mercado e o restante é dominado por farmácias de bairro, de administração familiar.

Fonte:
Brasil Econômico