Vigilância Sanitária orienta sobre descarte de medicamentos

 A Tribuna - AC


Secretário destacou que a população deve procurar a Vigilância Sanitária quando for descartar qualquer medicamento

De acordo com a Anvisa, são descartados entre 10 mil e 28 mil toneladas de remédios a cada ano por consumidores em todo o país. O descarte acontece nos mais variados locais, porém a Vigilância Sanitária alerta para que a população tenha consciência desse ato. Remédios jogados no lixo ou no esgoto podem poluir o solo e a água e trazer risco para o meio ambiente e para as pessoas.

Por isso, em Rio Branco, a população pode entregar os medicamentos inutilizados na sede da Vigilância Sanitária, localizada no mesmo prédio da Secretaria Municipal de Saúde, na Avenida Ceará. O consumidor pode obter maiores informações pelo telefone 3226-2113.

O secretário municipal de saúde, Osvaldo Leal, ressaltou a importância do recolhimento pelo órgão competente, principalmente porque as pessoas têm a mania de se automedicar. “Além de gastar mais, as pessoas colocam em risco a própria vida com a automedicação. Os medicamentos ficam em casa, às vezes sem caixa ou bula para identificar, e muitas vezes o medicamento está vencido e as pessoas não se dão conta”, destacou.

O secretário destacou que a população deve procurar a Vigilância Sanitária quando for descartar qualquer medicamento. “O ideal é procurar a Vigilância Sanitária, essa procura já existe em Rio Branco, mas ainda é muito tímida”, afirmou Leal.