Mercado aberto: Emprego em farmacêuticas vai crescer neste ano, diz setor

 O número de funcionários contratados pela indústria farmacêutica brasileira deve crescer cerca de 6% neste ano na comparação com 2012, de acordo com estimativa do Sindusfarma sindicato que representa o segmento.

“No Estado de São Paulo, o aumento vai ficar abaixo dessa média nacional por causa da questão tributária que o setor enf renta“, diz Nelson Mussolini, presidente-executivo da entidade.

“Há crescimento de empregos muito mais forte em outros Estados, como Goiás, Minas Gerais e Paraná, justamente pela política tributária mais favorável que há nessas localidades“, afirma.

No ano passado, o número de empregados do setor farmacêutico no país cresceu 4,5% em relação a 2011 e chegou a 79 mil pessoas.

Em São Paulo, a evolução de 2011 para 2012 ficou um pouco abaixo, em 4%.

No Estado, no entanto, a variação positiva representou apenas uma recuperação, pois o total de contratados pelo segmento voltou ao mesmo patamar de 2008: cerca de 43,6 mil funcionários.

“Em São Paulo, os novos postos de trabalho que surgiram não são da parte industrial das empresas“, diz Mussolini. “São contratações de áreas administrativas e de vendas dos laboratórios“, afirma o executivo.

O setor farmacêutico tem aprox imadamente 500 empresas no país, das quais quase 200 localizadas no Estado de São Paulo.

Fonte: Folha de S.Paulo
Autor: Maria Cristina Frias