Soneca duran te o dia melhora o aprendizado em crianças do pré-escolar

 Hábito favorece a consolidação da memória logo após o sono e no dia seguinte


Crianças que cochilavam tiveram desempenho 10% melhor em uma tarefa visual-espacial

Massachusetts, EUA - Pesquisadores do sono da Universidade de Massachusetts Amherst divulgaram nesta segunda-feira os primeiros resultados de uma grande pesquisa que mostra que sonecas durante o dia melhoram o aprendizado de crianças do pré-escolar.

Entre 40 crianças, as que cochilavam tiveram desempenho significativamente melhor em uma tarefa visual-espacial no período da tarde depois da soneca e no dia seguinte, em comparação com aquelas que não cochilavam.

A psicóloga Rebecca Spencer e as estudantes Kasey Duclos e Laura Kurdziel defendem que esses resultados sugerem que as sonecas são fundamentais para a consolidação da memória e o aprendizado.

- As sonecas ajudam as crianças dessa idade a lembrarem melhor do que estão aprendendo na pré-escola - diz Spencer, que teve o trabalho publicado na edição on-line da “Proceedings of the National Academy of Sciences” (PNAS).

Para o estudo, foram recrutadas 40 crianças de seis pré-escolas de Massachusetts. Os pesquisadores ensinaram as crianças a tarefa vi sual-espacia l semelhante ao jogo da memória no período da manhã. Cada criança participou de duas situações: em uma elas eram encorajadas a dormir no horário determinado pela professora, durante 77 minutos observadas pelos pesquisadores. Na outra, elas eram mantidas acordadas pelo mesmo período.

A memória para o jogo foi testada depois das duas situações no mesmo dia e no dia seguinte para observar se o sono da noite tinha afetado a performance.

As crianças esqueciam mais locais de itens no teste de memória quando não tinha tirado uma soneca (65% de precisão), quando comparadas às que tinham feito a sesta (75% de precisão).

 Fonte: O Globo Online