Palestra sobre assistência farmacêutica tem grande adesão

 PARCERIA – As Secretarias Municipais de Assistência Social e da Saúde realizaram palestra para orientar a população sobre direito à assistência farmacêutica.

A assistência farmacêutica é realizada no município de Cravinhos seguindo critérios que possibilitam o acesso ao tratamento de forma racional, bem como visa evitar a automedicação. Para tal funcionalidade, todos os medicamentos são fornecidos conforme orientação médica, na dosagem indicada e com apresentação atual da prescrição.

Os usuários de medicamentos contínuos são cadastrados e a dispensação mensal é registrada. Nesses casos, as prescrições médicas têm validade de seis meses e os usuários são informados sobre a necessidade de avaliação médica para atualização da mesma.
Foi pensando nisso que as Secretarias Municipais de Assistência Social e da Saúde realizaram na sexta- feira (14/02), palestra de orientação sobre assistência farmacêutica, que teve como objetivo orientar acerca do direito de todos sobre os procedimentos necessários para a dispensação de medicamentos.

Segundo a assistente social, Amanda Santana Ribeiro, a assistência farmacêutica é um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e à recuperação da saúde, tendo o medicamento como insumo essencial, que visa promover o acesso e o seu uso racional. Para tal, a Política Nacional de Assistência Farmacêutica deve seguir os protocolos e as normas estabelecidas para o seu funcionamento.

“Em Cravinhos a assistência farmacêutica é realizada na esfera dos componentes básicos, estratégicos e especializados, sendo que a dispensação dos medicamentos é feita conforme orientação prescrita pelo médico, na Farmácia Municipal”, explica Amanda Ribeiro.
A Política Nacional de Assistência Farmacêutica é norteada pelos princípios da universalidade, integralidade e equi dade, garantindo que o acesso sej a feito de forma justa e integral para todos.
“Alguns medicamentos de valor elevado são integrantes dos componentes especializados da Assistência Farmacêutica e em Cravinhos são fornecidos mensalmente através do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. 

O acesso a esses medicamentos de alto custo depende do preenchimento de formulários pelo médico de acompanhamento do paciente e da entrega das cópias dos documentos pessoais do requerente”, conta a assistente social.

Muitos idosos deixam de fazer o tratamento indicado por diversos fatores sociais que dificultam o entendimento da importância do tratamento e da maneira correta de fazê-lo. Os idosos referem encontrar dificuldade na administração dos medicamentos por estarem com a visão comprometida, não serem alfabetizados, não compreenderem o que foi prescrito e por muitas vezes utilizarem vários medicamentos, em horários diferenciados, o que torna o tratamento confuso para eles.

Nessas situações, a Secretar ia Municipal de Saúde orienta que os idosos que não tenham o apoio de familiares na administração dos medicamentos procurem o Serviço Social para que sejam realizados os encaminhamentos necessários para a orientação e/ou supervisão do tratamento prescrito, evitando assim que os mesmos deixem de realizar o tratamento recomendado pelo médico.

Fonte: Site A Tribuna Regional