Ácido acetilsalicílico na prevenção do câncer

A análise de estudos publicada nesta semana pelo periódico científico The Lancet mostram novas evidências de que o uso diário de baixas doses de ácido acetilsalicílico (Aspirina Prevent®, da Bayer HealthCare Pharmaceuticals) tem impacto positivo na prevenção e no tratamento de casos de câncer. As pesquisas analisadas são de autoria do Prof. Dr. Peter M. Rothwell, da Universidade de Oxford.

Em uma das pesquisas, os estudiosos de Oxford descobriram que o ácido acetilsalicílico reduziu o risco de morte por câncer em 15%. Os resultados relativos à prevenção foram ainda melhores a partir de três anos de uso contínuo do medicamento, quando o risco de morte por câncer foi reduzido em 23% nos homens e 25% nas mulheres. Ao atingir cinco anos de uso diário de ácido acetilsalicílico, o risco de morte por câncer foi reduzido em 37% na média.

Um segundo artigo do Prof. Dr. Rothwell relata o efeito do ácido acetilsalicílico sobre a metástase em alguns tipos de câncer. Os pesquisadores britânicos descobriram, com um seguimento médio de 6,5 anos, que o risco de metástases foi reduzido em 36%, o risco de adenocarcinoma (tumores sólidos comuns, incluindo os de cólon, pulmão e próstata) em 46%, e de outros cânceres sólidos (da bexiga e do rim) em 18%.

A equipe de Oxford também descobriu que o ácido acetilsalicílico reduziu o risco de adenocarcinoma com metástase no diagnóstico inicial em quase um terço (31%). Também foi identificada a diminuição do risco de metástase em pacientes sem metástases no diagnóstico inicial (55%), particularmente em pacientes com câncer colorretal (74%).

Os autores concluíram a análise dizendo: “Estudos observacionais mostram que o uso regular de ácido acetilsalicílico reduz o risco, a longo prazo, de vários tipos de câncer e de metástases. Resultados de estudos metodologicamente rigorosos são consistentes com aqueles obtidos em estudos randomizados controlados“.

Fonte:
Fator Brasil