Apresentado medicamento que aumenta sobrevida do doente com cancro do pâncreas metastizado

 O Abraxane®, paclitaxel formulado como nanopartículas ligadas à albumina, da Celgene, medicamento recentemente aprovado na Europa para tratamento de primeira linha de doentes adultos com adenocarcinoma metastático do pâncreas, será um dos temas em debate nos Encontros da Primavera, reunião de excelência para debate dos últimos avanços em oncologia que comemora este ano a sua 10ª edição, avança comunicado de imprensa.


O Abraxane® em associação com a gemcitabina foi aprovado, em Janeiro, pela Autoridade Europeia do Medicamento (EMA) para o tratamento de primeira linha de doentes adultos com adenocarcinoma metastático do pâncreas (AMP). Trata-se do primeiro tratamento em sete anos a ser aprovado na Europa para o cancro do pâncreas.

 

A decisão da EMA foi fundamentada nos resultados do estudo MPACT (Metastatic Pancreatic Adenocarcinoma Clinical Trial), publicado no New England Journal of Medicine em Outubro de 2013 por Von Hall et al, que compara o regime de Abraxane/gemcitabina com a gemcitabina em monoterapia. Este estudo recrutou 861 doentes com AMP de centros universitários e da comunidade em 11 países na América do Norte, Europa e Austrália, permitindo que os resultados sejam generalizáveis a uma população mais alargada de doentes com AMP. Os resultados de sobrevivência global à data de Setembro de 2012, revelaram um benefício de 1,8 meses para os doentes tratados com Abraxane/gemcitabina (mediana [95% CI]: 8.5 [7.89, 9.53] meses vs 6.7 [6.01, 7.23] meses, respectivamente; p=0.000015). A redução global no risco de morte foi de 28 %.

 

O novo tratamento conta com um mecanismo de acção dirigido ao tumor do pâncreas que permite uma optimização da atuação do fármaco e melhora o acesso do medicamento às células do tumor.

 

Os Encontros da Primavera decorrem entre 27 e 29 de Março em Évora e dedicam no sábado, dia 29, várias palestras com oradores de renome nacional e internacional ao debate do cancro gastrintestinal. O cancro do pâncreas, segunda neoplasia maligna mais frequente do tubo digestivo, estará em destaque com uma apresentação que pretende fazer uma actualização sobre as mais recentes novidades na área.

Fonte: RCM Pharma