Novartis disponibiliza nova vacina contra meningite B em Portugal

 A meningite é um problema de saúde pública devido à sua natureza agressiva, sendo a meningite B a principal causa de doença meningocócica e septicémia no mundo desenvolvido. Os sintomas iniciais não são claros e a progressão clínica da doença é rápida, podendo surgir repentinamente em indivíduos previamente saudáveis.

 

A vacinação é, por isso, a melhor forma de prevenção da meningite, potencialmente epidémica e potencialmente fatal em apenas 24 horas. A primeira e única vacina contra o meningococo do grupo B está já disponível em Portugal para crianças com dois ou mais meses de idade, disponibilizada pela Novartis.

 

A meningite é uma infecção do tecido que envolve o cérebro e a medula. O grande desafio da meningite é o diagnóstico na fase inicial, uma vez que muitos sintomas podem ser confundidos com os de outras doenças. Na meningite, os sintomas clássicos como rigidez de nuca não aparecem até relativamente tarde, atrasando o seu tratamento. 

 

A taxa de incidência da meningite B em crianças com idade inferior a quatro anos é de 20 a 50 casos por 100.000 habitantes, em países desenvolvidos . Entre 8 a 10 por cento dos casos são fatais e cerca de 20 por cento das crianças sofrem sequelas graves . Em Portugal, os dados epidemiológicos mais recentes indicam que, entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2011, registaram-se 85 casos de doença invasiva meningocócica.

 Fonte: RCM Pharma