Atendimento à moda antiga no Oeste da Bahia

  ( Valor Econômico )

 Se em Teixeira de Freitas, cidade localizada no Sul da Bahia, a Rede Econômica conseguiu recuperar espaço no mercado com aumento do mix de produtos e preços competitivos, no Oeste do Estado, a receita é muito diferente. No município de Luis Eduardo Magalhães há cerca de 32 farmácias para uma população de 70 mil habitantes. Todas são de pequeno porte. Entre elas, duas unidades são da Belle Pharma, abertas em 2007, pela farmacêutica gaúcha Cibeli Costi, 30 anos.

Eu vim para a Bahia por uma decisão de família, especificamente para Luis Eduardo Magalhães, por ser uma cidade em expansão, de clima agradável, conta Cibeli. Quando abriu sua primeira farmácia, a concorrência era bem menor do que a de hoje. Os estabelecimentos eram menos profissionalizados e a fiscalização, menos rígida.

Esse cenário mudou radicalmente. A concorrência aumentou, assim como as exigências fiscais e sanitárias. Os novos tempos também obrigam os empresários a ter maior transparência na administração. Quem ficou na ativa precisou se adaptar a um mercado muito mais exigente.

Mesmo em cidades pequenas, a sinalização de que grandes redes regionais pretendiam ampliar suas áreas de atuação e as notícias de fusões de grandes bandeiras obrigaram os empreendedores locais a somar forças, afirma a farmacêutica.

Depois de dois anos de amadurecimento, numa iniciativa que envolveu a prefeitura, o Sebrae e a associação comercial local, foi criada, no início deste ano, a Rede Fortmed, reunindo estabelecimentos do município. São nove associados, todos sob o comando de farmacêuticos que comungam uma visão diferenciada do negócio.

Nossa meta é mostrar à população que somos estabelecimentos de saúde, nos quais a vida humana é realmente valorizada e que, por isso, precisa de muita atenção“, afirma Cibele. O caminho escolhido é a interação com o cliente, é o atendimento feito pelo próprio farmacêutico que orienta a forma correta de ministrar os remédios, explica quais são os seus benefícios e quais os riscos oferecidos por eles quando ingeridos de forma incorreta.


As propostas de prestar um atendimento à moda antiga e fazer da farmácia um endereço da área de saúde têm agradado a clientela. Assim, as associadas da Rede Fortmed se transformaram em referência nas regiões onde estão localizadas.

Segundo Cibeli, a rede lançará em breve um cartão fidelidade. Com esse instrumento, poderá promover campanhas de marketing e realizar compras em conjunto. Não abrimos mão dos benefícios oferecidos por uma central de negócio, principalmente porque precisamos melhorar muito a gestão dos nossos negócios, afirma Cibeli. Mas nosso maior diferencial é resgatar o conceito de farmácia como um espaço de saúde, não de pagamento de contas ou recarga de celulares. Nosso foco realmente não é esse.(K.S.)