Reajuste de preços de medicamentos: entenda os três níveis que definem os índices

 Guia da Farmácia

O valor do reajuste é acertado conforme as categorias dos medicamentos

O valor médio do reajuste de preços de 2017 é de 3,06%. Porém, os preços autorizados pel a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) são definidos de acordo com sua categoria no mercado.

As três categorias e seus respectivos índices são definidos segundo o nível de competição dos medicamentos nos mercados, a partir do grau de participação dos genéricos nas vendas. Quanto maior a presença dos genéricos, maior a concorrência no setor e menores os ganhos de cada empresa, o que eleva o repasse inflacionário ao consumidor.

• Categoria 1: nível com maior participação de genéricos (genéricos têm faturamento igual ou superior a 20%) e, portanto, um teto ma is alto de reajuste: 4,76%;

• Categoria 2: com partição média de genéricos (representam entre 15% e 20% do faturamento), têm um teto de reajuste médio: 3,06%;

• Categoria 3: é a categoria com menor participação de genéricos (inferior a 15% do faturamento) e, portanto, com menor conc orrência de mercado e mais baixo índice de rea juste: 2,7%.

O reajuste de preços afetará todos os medicamentos que têm o preço tabelado pelo governo, inclusive os genéricos. A medida afeta todas as esferas do mercado, tanto os Ponto de Vendas (PDVs), que precisam se preparar com rapidez para ofertar os preços corretos e na obter prejuízos, como para os consumidores, que sentirão a diferença no bolso.