Confederação Africana de Futebol barra jogos em países com ebola

 A Confederação Africana de Futebol (CAF) disse nesta quarta-feira que cancelou as partidas da fase eliminatória da Copa Africana de Nações que estavam previstas para acontecer em setembro na Guiné e em Serra Leoa. Esses países, além de Nigéria e Libéria, são afetados pela atual epidemia de ebola, que já deixou mais de 1 000 mortos. De acordo com a CAF, as partidas ocorrerão em outros locais e datas, que ainda serão definidos.

As partidas suspensas são Guiné x Togo, que estava marcada para 5 de setembro, e Serra Leoa x Congo, agendada para 10 de setembro. As seleções de Guiné e Serra Leoa também terão jogos como mandantes em outubro e novembro, respectivamente.

Em comunicado, a CAF afirmou que vai reavaliar essa questão durante o próximo mês. A equipe de Serra Leoa já pediu para que todas as partidas em que jogará como mandante sejam realizadas em Gana. A confederação também informou que os membros das delegações da Guiné e Serra Leoa que viajarem para outros países durante o torneio devem ser examinados antes das partidas para que não haja risco de transmissão do ebola.

Ainda de acordo com a confederação, todos os outros jogos das eliminatórias serão realizados como o planejado, incluindo as partidas envolvendo a Nigéria. O país é o que apresenta o menor número de infectados entre os quatro afetados pela atual epidemia de ebola. A Libéria não participa dessa fase do torneio classificatório.

A fase de grupos das eliminatórias será disputada entre o início de setembro e o meio de novembro. Quinze seleções serão classificadas para a próxima edição da Copa Africana de Nações, que será disputada em 2015 no Marrocos.

Fonte: Veja Online