Celular e tablet prejudicam mais o sono do que televisão

 Novo estudo mostra que crianças que têm acesso a essas tecnologias antes de pegar no sono dormem menos e pior

Ter acesso à televisão, celular e tablet antes de dormir prejudica o sono de crianças. No entanto, segundo um novo estudo americano, o celular e o tablet fazem com que elas durmam menos – e pior – em comparação com a TV.

A pesquisa, feita na Universidade da Califórnia em Berkeley, nos Estados Unidos, mostrou que crianças que têm acesso a smartphones e tablets antes de pegar no sono dormem, em média, 21 minutos a menos do que aquelas que não usam essa tecnologia à noite. Elas também relatam sentir-se mais prejudicadas pela privação do sono. 

Os jovens que vêem TV quando já estão deitados, em comparação com aqueles que não têm o aparelho no quarto, dormem 18 minutos a menos. O estudo também mostrou que quanto mais tempo a criança passa em frente a alguma tela, pior será a qualidade de seu sono.

Para chegar a essas conclusões, os especialistas s e basearam nos dados de um levantamento nacional sobre obesidade infantil feito entre 2012 e 2013. Ao todo, foram analisados 2 048 estudantes de 10 a 14 anos. A nova pesquisa foi publicada nesta segunda-feira na revista médica Pediatrics.

Leitura — Recentemente, um estudo da Universidade Harvard indicou que, para dormir bem, é melhor que a criança leia um livro impresso do que um e-book no tablet. Ao compararem essas duas form as de leitura, os pesquisadores concluír am que os jovens que liam em uma tela iluminada antes de dormir demoram, em média, 10 minutos a mais para pegar no sono e têm 10 minutos a menos de sono REM (movimento rápido dos olhos, sigla em inglês), fase do sono em que ocorrem os sonhos e que tem importância para a saúde psicológica.

Veja Online