Brasil é o País com mais casos de depressão no mundo

 A depressão é hoje uma das doenças que mais incapacitam pessoas ao redor do mundo. São mais de 350 milhões de casos e, de acordo com um estudo divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o País com a maior prevalência da doença no último ano, com 10,8% da população apresentando o distúrbio mental.

Apesar da grande prevalência e gravidade, falar sobre essa síndrome abertamente ainda é difícil devido aos preconceitos que a envolvem. A estigmatização da depressão faz com que o tratamento da doença seja pouco procurado pelos pacientes. Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), mais de 80% das pessoas com depressão podem melhorar se receberem o tratamento correto.

A maioria dos indivíduos, no entanto, busca auxílio médico somente para tratar os primeiros sintomas da síndrome ou as recaídas. O ideal é que, além do tratamento medicam entoso, o paciente realize acompanhamento psicoterápico para recuperar sua funcionalidade e restaurar sua capacidade plena de atuação.

Para ajudar pessoas nestas circunstâncias, a Clínica de Psicologia do Complexo Educacional das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) oferecem avaliação psicológica gratuita para diversos casos. “Para ser paciente da Clínica, o interessado deverá entrar em contato com o local e participar de uma triagem, onde os terapeutas avaliam caso a caso e qual o tipo de tratamento será aplicado“, explica a docente do Curso de Psicologia, Ana Christina Presto.

Fonte:Guia da Farmácia