Associação da indústria farmacêutica leva ao ministro a ideia de um “ITA dos biotecnológicos”

 

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, recebeu representantes do Grupo FarmaBrasil na última quarta-feira (04/03). Executivos de empresas farmacêuticas que compõem a associação apresentaram a ideia de uma instituição universitária nos moldes do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

“Seria um local gerador de profissionais capazes e conhecimentos que possam ser transformados em novos produtos – como a Embraer fez, transformando conhecimento gerado no ITA em aviões – para esse mercado, que responde hoje por 30% dos gastos do governo em medicamentos, com produtos totalmente importados“, contou o vice-presidente da entidade, Dante Alario.

Segundo Alario, o grupo também apresentou o perfil da entidade e os números do setor. “Somos um grupo de empresas de capital nacional que fazem pesquisa, que investem em inovação tecnológica no seu parque fabril, muitas vezes para atender necessidades do governo (nas ações de saúde pública). Mostramos o crescimento do setor farmacêutico industrial e o quanto temos investido. Há dez anos, havia uma empresa nacional entre as maiores do mercado brasileiro. Agora, são cinco ou seis“, destacou.

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia